IAML Antwerp Conference Diary / Konferenztagebuch #13: Portuguese / Português (Brazil / Brasil)

The following entry is by André Guerra Cotta (Universidade Federal Fluminense Polo Rio das Ostras).

Breve nota sobre a Conferência da IAML em Antuérpia, julho de 2014.

Passaram-se cerca de dois meses de muito trabalho e estive por apenas dois dias na Conferência da IAML 2014, em Antuérpia, mas ainda hoje me lembro vivamente da excelente experiência. Estive na Conferência com o objetivo principal de participar da Seção do RISM, o assunto que mais diretamente me ocupa, embora tenha encontrado outros tópicos interessantes entre os diversos trabalhos apresentados.

Foram quase trinta horas de viagem entre Rio de Janeiro e Antuérpia, que sem dúvida valeram muito a pena, não só pelo evento, mas também para conhecer o chamado “Coração da Europa”, a bela cidade portuária de Antuérpia e também o Real Conservatório, cujas excelentes instalações foram mais que apropriadas (o ar condicionado teve problemas, mas, tudo bem... foi como que um pouco do calor do Brasil no coração da Europa).

Pude fazer um breve relato sobre o Primeiro Seminário do RISM-Brasil e, é claro, foi uma excelente oportunidade para conhecer a atual situação dos Grupos de Trabalho de vários países e as perspectivas de trabalho do RISM-Internacional para os próximos dez anos, o que nos ajudará a pensar os próximos passos do Grupo de Trabalho RISM-Brasil.

Foi minha primeira participação em uma Conferência da IAML (que seja a primeira de muitas!) em que pude ver uma diversidade de bibliotecários e musicólogos de partes muito distantes do mundo, apresentando seus trabalhos em ambiente de respeitosa cooperação interdisciplinar. O que é um exemplo particularmente importante para nós, no Brasil. Foi de fato um evento de grande proporção, muito bem organizado por Jan Dewilde e sua equipe, sempre muito gentis e atentos. Mesmo com uma passagem tão rápida, pude ver ótimos trabalhos, comprar bons livros, experimentar a excelente cerveja belga e, sobretudo, conhecer pessoalmente alguns colegas do RISM, fazer novos contatos ou mesmo conhecer pessoalmente colegas com quem tive até então contato apenas por e-mail. Encontrei também a colega brasileira Maria Elisa Pasqualini, Coordenadora do Arquivo do Teatro Municipal de São Paulo, também participante da Conferência.

A consonância final veio em uma rápida conversa com Jean Dewilde, na tarde da sexta-feira, em que falamos do professor Arthur Bosmans (Bruxelas/Bélgica, 1908 – Belo Horizonte/Brasil, 1991), que estudou no Conservatório de Antuérpia e lecionou na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde me graduei. Embora não tenha sido seu aluno, fiquei satisfeito de conhecer a cidade em que ele passou sua juventude, a escola em que estudou, enfim, mais um laço entre as nossas culturas tão diferentes, mas com tantos traços comuns. Agradeço à Organização da Conferencia IAML 2014 e gostaria de parabenizar a todos pelo excelente trabalho!

Translate

English French German Italian Portuguese Russian Spanish