IAML Vienna Conference Diary / Konferenztagebuch #3: Portuguese / Português (Brazil / Brasil)

Visita ao Arquivo Histórico da Orquestra Filarmônica de Viena / Das Historische Archiv der Wiener Philharmoniker

A pedido da querida amiga Jutta Lambrecht escrevo, em português, sobre minhas impressões de nossa visita ao Arquivo Histórico da Wiener Philharmoniker.

Na Plenária tivemos duas Sessões seguidas que nos introduziram no Universo que iríamos encontrar no Arquivo: a primeira de Clemens Hellsberg, já descrita anteriormente em nossa Conference Diary por Lena Nettelbladt; e a de Silvia Kargl nossa anfitriã na visita feita a seguir.

O Arquivo começou junto com a Orquestra, em 1842. Guarda uma infinidade de importantes documentos históricos, fotos, cartas, bem como pequenos objetos comemorativos e/ou de lembranças, presentes recebidos etc. Silvia Kargle havia mostrado na sessão plenária, a foto da Viena Filarmônica dentro do navio, partindo para sua turnê latino-americana, em 1923. Na visita pudemos ver, além desta foto, o programa de concerto apresentado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob regência de Richard Strauss, e a foto da orquestra em frente ao TMRJ.

O Arquivo Histórico está localizado dentro da Haus der Musik, num edifício onde viveu Otto Nicolai, fundador da Viena Filarmônica.

Me impressionou a maneira como projetaram um pequeno espaço, de maneira a transformar uma exígua passagem de saída de emergência num eficiente e até confortável espaço de pesquisa! Comporta 2 pesquisadores por vez. Todos os arquitetos que projetam nossos espaços de trabalho, deveriam entender o quão importante é ter uma pia dentro do arquivo, adoramos a ideia de vê-la disfarçada de armário!

Um armário deslizante guarda o acervo e um cofre guarda os tesouros como por exemplo, o original de um livro de Palestrina, cuja cópia está exposta no Museu ao lado do Arquivo. O armário não é tão grande, mas a organização é tamanha que cabe quase tudo. Como em todo arquivo, ainda há algumas caixas empilhadas para serem catalogadas. Comentávamos com Sabina Benelli o quanto ficamos aliviadas de saber que não é só em nossos arquivos que há muito por fazer, que os softwares não satisfazem plenamente, que as informações não chegam com os detalhes necessários.... mas também nos Monumentos como o Historische Archiv der Wiener Philharmoniker isso acontece.

Maria Elisa Peretti Pasqualini, Theatro Municipal de São Paulo /Brasil

The  Brazilian music libraries are establishing a national IAML branch.

Translate

English French German Italian Portuguese Russian Spanish